Os Benefícios do Pingue-Pongue
Desporto acessível a todos, mobilizando concentração, reflexos e agilidade, o pingue-pongue é uma fonte de benefícios.
Seja num clube, na escola, no trabalho ou em casa, existem bons motivos para praticar ténis de mesa em todas as idades.
PINGUE-PONGUE PARA OS SÉNIORES
Desporto considerado suave, o ténis de mesa pode ser praticado por todos, principalmente por pessoas vulneráveis. Não é à toa que é uma das modalidades desportivas em que a proporção de praticantes com mais de 60 anos é mais elevada.
É um facto que a partir desta idade as qualidades físicas e motoras diminuem de forma muito acentuada. Quer pratiquem ou não uma atividade desportiva, os idosos são aconselhados a optar por uma disciplina cuja intensidade não seja excessiva.
O pingue-pongue é particularmente adequado porque não requer esforços violentos e ainda permite manter certas habilidades. De facto, sabe-se que o ténis de mesa melhora a resistência graças à estimulação do sistema cardiovascular que promove. Mantendo as capacidades musculares e articulares, permite manter uma boa condição física. Outro benefício notável do pingue-pongue para idosos é a capacidade de manter e melhorar a coordenação dos movimentos e estimular o sistema cognitivo. Ativa o hipocampo, uma área do cérebro que desempenha um papel central na memória. O ténis de mesa é assim utilizado no combate à doença de Alzheimer, seja de forma preventiva ou para evitar a progressão da doença em pacientes já afetados.


PINGUE-PONGUE EDUCATIVO
O pingue-pongue tem reconhecidas virtudes educacionais. É um desporto amigável que representa muitos benefícios no desenvolvimento das crianças pequenas. Compreender melhor o espaço, desenvolver capacidades psicomotoras, concentração, reflexos mas também a mente inteligente: desde muito jovem, o pingue-pongue ajuda a desenvolver muitas capacidades.
O ténis de mesa pode ser praticado a partir dos 4 anos, desde que seja utilizado equipamento adequado. Em colaboração com a FFTT, a Cornilleau desenvolveu o kit Baby Ping, destinado a crianças dos 4 aos 7 anos. O kit contém materiais adaptados e conteúdos educativos desenvolvidos especialmente para crianças pequenas. É um método de aprendizagem que promove trocas e autoconfiança. O Baby Ping utiliza exercícios divertidos para permitir que as crianças desenvolvam novas habilidades, ao mesmo tempo que estimulam a reflexão e a concentração.
RAQUETES ULTRADURÁVEIS PARA JOGAR EM QUALQUER IDADE
Às vezes, jovens e idosos podem ser menos cuidadosos com o equipamento. Portanto, as raquetes de madeira não são recomendadas para públicos deste tipo.
As raquetes feitas de material compósito, por outro lado, são particularmente adequadas. Projetadas para resistir a choques e intempéries, são classificadas como raquetes de neve para uso externo, mas também são perfeitas para uso interno. Entre elas, o Softbat traz vantagens adicionais para os jovens. O seu cabo educacional incentiva a posicionar a mão corretamente, o que realmente ajuda a segurar a raquete corretamente. Proveniente de um programa de reciclagem e fabricada a partir de têxteis usados da marca Armor-Lux, é a primeira raquete outdoor com design ecológico do mundo. Portanto, também ajuda a aumentar a conscientização sobre o desenvolvimento sustentável.
Não é, portanto, por acaso que seja muito popular entre os professores e que a sua utilização seja tão difundida nas escolas.

PINGUE-PONGUE NAS EMPRESAS
Além do cliché da mesa de pingue-pongue encontrada nas startups, o ténis de mesa é encontrado em muitas empresas.
Tem impacto direto no bem-estar no trabalho, na gestão do stress e na saúde dos funcionários. Uma mesa pode ser utilizada livremente, numa área de descanso por exemplo, mas também pode ser utilizada para atividades mais estruturadas como torneios, desafios de agilidade ou team building. Algumas empresas até o usam para quebrar o gelo durante as entrevistas de emprego.
O ténis de mesa no trabalho traz muitas vantagens para a empresa que o adota: desenvolvimento do espírito de equipa, vinculação dos funcionários à empresa, eficiência dos funcionários através do trabalho cooperativo. Os colaboradores beneficiam disso; praticar pingue-pongue no local de trabalho ajuda-os a aliviar a pressão, a olhar para os seus colegas de uma nova perspetiva e a aumentar a sua autoconfiança no grupo.